Artigo
A obesidade representa o problema nutricional de maior crescimento na população observado nos últimos anos, sendo considerada epidemia mundial, presente nos países desenvolvidos e também naqueles em desenvolvimento. E, no Brasil, mais da metade da população está com sobrepeso e a obesidade já atinge 20% nos adultos. O crescimento econômico, a urbanização e a mudança nos padrões de consumo são alguns aspectos para esse aumento do sobrepeso. Muitas pessoas têm deixado de consumir alimentos naturais, ricos em nutrientes importantes para saúde e aumentando a ingestão de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sal e gorduras e de baixa qualidade nutricional.
Lembre-se de que a alimentação deve ser equilibrada, completa e variada, evitando carências vitamínicas ou outras, que conduzam à desnutrição ou ao aparecimento de algumas doenças. O ambiente também pode influenciar os comportamentos em relação à quantidade e à composição dos alimentos que consumimos. Os fatores relacionados à composição da dieta, o tamanho das porções, a variedade e custo dos alimentos podem afetar a ingestão energética e, consequentemente, a propensão ao equilíbrio energético positivo e à obesidade. O resultado é ambiente propício a maior ingestão de energia e menor gasto desta. Programa alimentar individual e flexível, com foco em reeducação, geralmente obtém mais sucesso, devendo considerar, além da quantidade de calorias, as preferências alimentares, condições socioeconômicas, estilo de vida e requerimento energético para manutenção da saúde.
A redução de peso é atingida a partir da orientação de dieta hipocalórica, com quantidades adequadas dos principais nutrientes, baixa ingestão de gorduras e carboidratos e maior consumo de fibras. As modificações no estilo de vida (reeducação alimentar + atividade física + modificação comportamental) formam a base de qualquer plano de perda de peso. Na presença do insucesso dessa intervenção, o tratamento medicamentoso pode ser indicado, atuando como coadjuvante à terapia não medicamentosa. Resultados de pesquisas recentes demonstram que o ácido hidroxítrico (HCA), extraído da casca da fruta cítrica garcinia cambogia, quando administrado antes das refeições, pode levar à perda de peso em indivíduos obesos, reduzindo significativamente a ingestão de alimentos por meio do aumento da saciedade. Vale ressaltar que algumas mudanças comportamentais, como manter alimentação equilibrada e saudável e praticar atividade física regular, são fundamentais para se atingir o sucesso na redução de peso e, consequentemente, a melhora da qualidade de vida.
Rosana Perim Costa é nutricionista, mestre em Ciências da Saúde, especialista em nutrição em cardiologia e gerente de nutrição do Hcor.
Palavra do leitor
Consórcio
Idealizado há 27 anos, o Consórcio Intermunicipal é referência no Brasil. E outros países estudiosos em regionalidade sempre destacaram a importância dessa organização. O problema que será causado com a possível saída da cidade de Diadema é que trará consequências e prejuízos futuros, muito mais que os valores que hoje a cidade investe. Uma vez fora, não poderá reivindicar nenhum projeto ou investimento pelo bloco. A crise política e a farra de corrupção federal impediram que muitos projetos e investimentos fossem finalizados, mas espero que para o bem da região, o prefeito reconsidere o pedido dos seus pares e os vereadores o convençam da importância da permanência dessa pujante cidade. No momento de crise e dificuldades financeiras é que os cidadãos querem ver a união e coerência de seus governantes em prol dos interesses regionais.
Ailton Gomes
Ribeirão Pires
Soltaram de novo?
Inconcebível a ‘Justiça?’ autorizar o médico monstro Roger Abdelmassih, estuprador de 37 mulheres ou mais, cumprir prisão domiciliar. Só porque o patife tem mais de 70 anos? E daí? Ele deixou de tomar remédio para conseguir ir para casa. É um crápula em todos os sentidos. Sua soltura foi mais um tapa na cara não só das suas vítimas, mas de todos os brasileiros que têm vergonha na cara. Não merece respeito nem compaixão pelos cabelos brancos que tem. Os canalhas também envelhecem. Se a Constituição de 88 que teve Renan como constituinte lhe dá esse direito, então precisamos de outra Constituição. Ele fugiu quando o Gilmar mandou soltá-lo. Se fugir novamente seu advogado e a ‘Justiça’ que assim decidiu deveriam cumprir pena em seu lugar. Afinal dançam em privilégios injustificáveis que pagamos, não temos e ainda nos afrontam soltando esse canalha? Não sou a favor dos militares, mas depois que deixaram o poder o País virou o paraíso dos safados, corruptos, sanguessugas e vagabundos.
Nilson Martins Altran
São Caetano
Prisão eficiente
Um exemplo pelo qual a prisão é um instrumento eficiente é a de Renato Duque, ex-diretor da Petrobrás. Condenado a 30 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, Duque está preso desde fevereiro de 2015. Para ter redução de pena deverá entregar o serviço, falar o que sabe. Para tal, abriu mão de 20 milhões de euros, fortuna que ganhou em propina, mantida no Principado de Mônaco. Não sejamos ingênuos, quem se dispõe a devolver tamanha fortuna é porque ganhou muito nesse tempo todo. Também deveriam estar presos Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, pois atualmente cumpre pena de dois anos e três meses em prisão domiciliar na sua mansão. Quanto ele ganhou? Quanto devolveu aos cofres públicos e seus filhos, qual foi a pena imposta? E Joesley e Wesley Batista, que nem presos foram? A delação realmente para uns não passa de um prêmio, como visto no caso dos donos da JBS. Como confiar numa Justiça que toma medidas diferentes para pesos iguais?
Izabel Avallone
Capital
Brasil
Se o nosso Brasil amado pela maioria da sua população tivesse Justiça praticada por juristas probos, honestos e competentes; parlamentares legislando em benefício do País e da população; um Executivo administrando com lealdade patriótica, honestidade e muita competência, a nossa amada pátria brasileira não seria esta anarquia que vivemos com um péssimo serviço de atendimento público aos seus cidadãos. Ao contrário de tudo isso citado, seríamos o melhor país do mundo! E por que não? Basta sermos honestos, trabalhadores e competentes!
Benone Augusto de Paiva
Capital
Ator de primeira
O senhor Aécio Neves está se revelando um ator de primeira, digno de Oscar. Ele demonstrou isso na sua volta ao Senado, onde discursou emocionadíssimo no sentido de se defender das graves acusações da qual está sendo alvo naquele rumoroso episódio da JBS, onde até mesmo o presidente Temer aparece como um dos protagonistas (Política, dia 5). O fato é que, apesar de toda interpretação, não deve ter conseguido convencer nem mesmo a sua irmã, que foi parar na cadeia por sua culpa.
José Marques
Capital